Questões de confiança? Protocolo Tokenized Bitcoin sobre Ethereum Tem Todos os BTC Armazenados em Apenas um Endereço

De acordo com um post no blog Medium postado pela Austin-headquartered blockchain startup Wanchain, o protocolo Ren baseado no Ethereum que permite gerar fichas ERC-20 vinculadas a lojas Bitcoin todas as suas custódia BTC em um único endereço:

„Paradoxalmente, descobrimos que o endereço Bitcoin fornecido pela renBTC para o qual os usuários transferem seus BTC reais para bloqueio não mudou desde o primeiro dia em que ele entrou on-line“.
Além disso, alega que a conta não foi gerada por meio de computação multipartidária segura (MPC), a tecnologia criptográfica que Wanchain aplicou para sua primeira ponte de travessia do cérebro em 2017.

Isto significa que um grupo individual é muito provavelmente o detentor das chaves privadas para a ligação de Bitcoin do renBTC.

Tirando a descentralização da Bitcoin

Como relatado pela U.Today, o próprio Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, compartilhou suas reservas sobre as fichas do Ethereum apoiadas pela Bitcoin.

O programador estava preocupado com os modelos de confiança de tais projetos, alegando que suas chaves poderiam ser controladas por uma única organização:

„Estou preocupado com os modelos de confiança de alguns desses tokens. Seria triste se acabasse havendo $5b de BTC em Ethereum e as chaves fossem mantidas por uma única instituição“.

Suas preocupações não foram infundadas. Todos os principais produtos sintéticos Bitcoin dependem de custodiantes centralizados. Por exemplo, os proprietários da Wrapped Bitcoin (wBTC) têm de confiar ao fornecedor de custódia BitGo a custódia subjacente da Bitcoin.

Uma tentativa de lançar o tBTC, uma versão sintética descentralizada „trust-minimized“ do Bitcoin, falhou miseravelmente, com a equipe fechando o projeto apenas dois dias após o lançamento devido a um bug crítico.

Os usuários da DeFi não prestam atenção às preocupações

Apesar de todas as bandeiras vermelhas, a Bitcoin no Ethereum continua a crescer em conjunto com o ecossistema mais amplo da DeFi.

Os dados da DeFi Pulse mostram que o valor total trancado somente no wBTC agora ultrapassou $350 milhões.